Como higienizar os dentes quando se usa aparelho?


Olá, tudo bem?


Essa é uma dúvida que sempre está presente no consultório, e você? Já sabe?


Quando se está usando aparelho a escovação muda drasticamente, é algo novo, muitas vezes nem sabemos como escovar direito da forma tradicional, imagina quando se está usando aparelho! Este artigo vem com a intensão de ensinar uma de várias formas para se fazer uma higienização boa e prática quando se está com o dispositivo ortodôntico na boca.

Então, vamos lá?


Primeiro você descobre que a escova tradicional não será o único acessório que você irá precisar, mas sim, ela ainda continua lá firme e forte fazendo parte da higienização.

Como escolher a escova?

Primeiro sempre escolha uma de cerdas macias, pois estas não agridem os tecidos adjacentes, nem machuca a gengiva. Escova dura é utilizada na escovação extra bucal de próteses, então dentes naturais dentro da boca, sempre escova macia gente, não se esqueçam.











Outra situação são as cerdas, sempre retas, estas têm comprovação cientifica da eficácia.

Vamos dividir o dente em 3 partes, o primeiro terço, o segundo e o terceiro terço, a escova tradicional vai escovar o primeiro terço em movimento de vai e vem.



Daí vamos pular direto para o terceiro terço, e dessa vez vamos utilizar uma escova chamada de Unitufo, ela será utilizada para escovação dessa terço de forma a jogar a sujeira para baixo no movimento de vassourinha, evitar nessa terço o vae e vem, pois, pode prejudicar a região gengival.




Por último e não menos importante o segundo terço, que está sendo ocupado pelo aparelho e pelo fio ortodôntico, nessa região você irá utilizar a escova interdental, ela é basicamente uma espécie de arame com cerdas em volta, daí você vai passar entre seus dentes por baixo do fio ortodôntico uma após o outro, parece demorado, mas depois de alguns dias de prática você desenrola rapidinho.

Pronto a escovação já está completa, agora falta apenas o fio dental.

Para isso você terá que lançar mão de um dispositivo chamado, passa fio, é assim que você irá passar fio por fio entre os dentes e conseguir chegar lá na gengiva com o fio dental, assim higienizar a região, evitando doenças sérias como a gengivite e a periodontitie.

Bom, gente espero ter ajudado com essas dicas, e lembrem-se; a prevenção é melhor que qualquer tratamento, por isso repetir esse processo depois de se alimentar e antes de dormir é Super importante, e ter um acompanhamento com o dentista a cada 6 meses, evita muitas dores de cabeça.

Abraço e até mais.

Posts recentes
Arquivos
acompanhe-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

R. Coronel Pinto 348, Centro Sala 02

(95) 99164 - 0102

Logo Rezek.png
Rua Coronel Pinto- 348 sala 2
Cep 69301 - 150
Boa Vista -RR

andrerezek@odontorezek.com.br

Marque sua consulta pelo WhatsApp:  

99164 - 0102 / 98116 - 4012

Ou  clique no ícone 

                     

 

WhatsApp.png

Aceitamos cartão de débito e crédito